Postagens populares

  • Postado por: Gabriela Oliveira 2 de março de 2014


    Não é segredo pra ninguém o fato de que eu gosto do Eminem. Ele tem uma história complicada, muitas polêmicas já o envolveram e ele já passou por muitas dificuldades. Mas realmente gosto do som dele.
    Hoje vim falar sobre uma música da qual gosto muito. "Space Bound".
    Eu estava passeando pela internet afim de entender mais o que essa música representava. Sabemos que o Eminem usa muitas metáforas em suas letras e as vezes acaba-se não entendendo o que exatamente ele estava querendo dizer sobre alguma coisa. A música é pesada, tem uma história um tanto que pessimista. Mas mesmo assim, acho realmente bonita. O Eminem é uma criatura totalmente desacreditada do amor. É uma pena, mas enfim, não vou me alongar nisso.

    Encontrei uma página sobre Rap, e um texto simplesmente GENIAL escrito por um fã e publicado na página. Achei o texto tão sensacional, que decidi publicar aqui. Claro, com todos os créditos! 

    Assista ao vídeo primeiro, e fique bem atento a letra da música. 



    Se preferir, veja a versão legendada por "Eminem legendas HD"



    Explicando o clipe Space Bound. (Explicação feita por um fã.)
    Fonte: Informativo & Frases - Hip Hop

    O clipe é marcado por diversas representatividades. No caso, os principais são:

    ● Sasha Grey: a atriz pornô, única mulher do vídeoclipe, representa o AMOR do Eminem;
    ● Carro: o carro é a representação do coração do Eminem;
    ● Eminem narrador: aquele que senta no banco de trás do carro e fica no balcão da lanchonete;
    ● Eminem apaixonado: o que segue a todo momento a Sasha e acaba se matando.

    O clipe se inicia em um cenário nebuloso e escuro. Este cenário representa o mundo do Eminem, pois como diz no início da música, ele é solitário e sem sentimentos. Então Sasha Grey chega de carro. É o amor invadindo o seu mundo. O Eminem apaixonado então se senta no banco da frente. E o Eminem do banco de trás, o narrador, diz junto a música: "o amor é traiçoeiro, ele pode se voltar contra você/o feitiço pode se voltar contra o feiticeiro, eu vou te mostrar". É então que toda a trama se inicia. Toda a história do videoclipe, até o momento do tiro, nada mais é do que uma suposição do que aconteceria se o Eminem se entregasse ao amor. É ele mostrando o quão maldoso o amor pode ser.

    Sasha dirige o carro - que representa o coração do rapper; veja, é ela quem o conduz - de um jeito desbocado. Larga o volante para fumar (nesta cena, note a feição de dor do rapper; é ele sofrendo pelo modo em que ela o trata e trata o amor dele por ela). Logo em seguida, abandona o carro para entrar na lanchonete.

    Ao sair do carro, ela consequentemente está abandonando o amor do Eminem por ela. Ele então segue ela até a lanchonete. Lá, a câmera se divide entre o Eminem apaixonado e o narrador. Sasha, ainda de um jeito desbocado, mexe no celular, dando a entender que estava recebendo ligações e SMS de amantes. Ela vai ao banheiro e Eminem pega no aparelho para confirmar suas superstições. Ela então sai da lanchonete. E, ao invés de voltar para o carro (o coração do Eminem, que à ela pertence), vai para o motel. Ou seja, Eminem, apesar das traições, ainda queria ela de volta e ela não voltava. 
    Note como ele a segue; é como se ele não raciocinasse e estivesse totalmente perdido e parado no tempo (a cena que dá o close no relógio de pulso demonstra isso, já que ele não marca as horas).

    Ao perceber o quão tolo ele foi (a epifania é acompanhada pelos flashs do porta-malas cheio de lixo - que demonstra o quão desbocada ela era com o coração do Eminem - e a cena da chamada restrita que ela recebia de seus amantes) ele parte pra cima dela. E então, Sasha misteriosamente desaparece. Por que? Porque ela está lá para representar o amor do Eminem. Puto por tudo o que ela fez, a raiva passou a dominar o seu coração - e não o amor. Se o Eminem não mais a ama, Sasha não mais existe. 

    O Eminem apaixonado então se mata, o que acaba afetando o Eminem narrador (e o verdadeiro). A história, a superstição então acaba (Eminem narrador e real já tinha mostrado o quão maldoso o amor pode ser), o que acaba acontecendo as cenas onde tudo retrocede ao ponto inicial do clipe.

    Cenas que merecem destaque:

    Vidro quebrado: Após se suicidar, existe uma cena onde o Eminem quebra a janela do motel. Logo, relembrei daqueles filmes de ação onde o cara tá em algum prédio cercado de bandidos e, para escapar da situação, o cara salta para fora da janela. A analogia aqui é a mesma. A cena nada mais demonstra do que o Eminem apaixonado saindo fora dessa emboscada que é o amor.

    Lobo do início do videoclipe: Lobo é o animal que maior representa a união entre os iguais, já que a raça vive em bando/matilha. Eminem diz ser um cara solitário. Então, a cena demonstra um só lobo, sem mais ninguém. O lobo representa o Eminem, remontando a estória do "Lobo Solitário".

    Lobo Solitário é um mangá que narra a história de um samurai. O samurai em questão era ótimo em táticas de guerra e manuseio da espada. Porém, era só o que ele sabia fazer. Ele era péssimo, por exemplo, em se relacionar com as pessoas. Em diversas músicas, o Eminem reforça dizendo que tudo o que ele tem é o rap/a música (vide Echo). Na música Take From me, por exemplo, ele diz: "não que eu queira soar como um mártir, mas música é tudo o que eu tenho, além das minhas filhas". 

    Conclusão: Eminem explica o motivo do por que não se apaixonar. Note que o Eminem narrador, aquele que explicou as razões, também só canta nas partes da música onde são desferidos palavrões e xingamentos, tal como: "então não me pergunte por que eu não me apaixono por essas vadias". Ele é agressivo e mal-educado. E eis a explicação do por que nesse vídeo.

    { 6 comentários... Leia abaixo ou adicione um Comment }

    1. Agora, tava procurando o significado desse clipe.

      ResponderExcluir
    2. Muito massa. Mais explicado do q isso não existe

      ResponderExcluir
    3. Analisou bem, só se enganou ao falar do close do relógio, esse "close" é para mostrar que o relógio é um casio G-shock, marca na qual é patrocínio do Eminem.

      ResponderExcluir
    4. Atualmente estou escrevendo isso daqui em dezembro de 2022. Se eu falar que eu lembro da pessoa que soltou essa teoria na época do Orkut, alguns dias após o clipe ser lançado vocês acreditam? Atualmente estou com 32 anos, no Orkut tinha uma comunidade específica do Eminem chamada "Eminem Brasil" e eram poucas pessoas que eram ativas nessa comunidade, eu era uma delas. Na época quando soltaram essa teoria muita gente falou que o cara copiou de um americano, porém outros falaram que foi o americano que copiou dele. Enfim, essa teoria tá espalhada por toda a internet, Principalmente quando se trata dessa música, saudades dos verdadeiros stans daquela época.

      ResponderExcluir

    Gostou?
    Dê sua opinião!
    Obrigado pela visita ;D

  • Copyright © 2017 - Zutto Kawaii - Todos os direitos reservados

    Zutto Kawaii Powered by Blogger - Designed por Johanes Djogan